sábado, 28 de maio de 2011

MIS-RJ

Muitos já tiveram a curiosidade de conferir o projeto ganhador do concurso para o Museu da Imagem e do Som em Copacabana, Rio de Janeiro, feito em 2009. Mas para quem não viu, ainda dá (muito) tempo de se atualizar antes da obra ser concluída! O vencedor do concurso foi o escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro




Os arquitetos titulares do escritório são Charles Renfro,  Ricardo Scofidio e Elizabeth Diller (na foto acima, da esquerda para a direita),  todos professores  em conceituadas universidade nos Estado Unidos. Eles contam com importantes projetos e um deles de destaca por ser, à primeira vista, parecido com o projeto apresentado por eles para o concurso. É o projeto ganhador do concurso para o Museum of Art and Technology, em Nova York (na foto abaixo).



Os critérios utilizados para avaliar os projetos foram: inovação e originalidade tecnológica e estética; adequação física e estética ao local; atendimento aos parâmetros estabelecidos no programa funcional; exeqüibilidade do projeto e atendimento aos parâmetros de sustentabilidade, tais como eficiência energética e do uso de água, e acessibilidade universal. 
O projeto vencedor propôs a verticalização do calçadão de Copacabana, com cinco pavimentos abrigando salas de exposição fixas e temporárias, biblioteca, videoteca, café, restaurante, espaço para shows, palestras e até um auditório para projeções no topo do prédio, ao ar livre. Além disso, a edificação também possuirá dois pavimentos no subsolo de estacionamento e salas reservadas para a administração do museu. O concurso foi inicialmente orçado para 44 milhões de reais, mas ficou claro que nenhum dos projetos apresentados teriam esse preço. O orçamento atualizado do projeto vencedor chega a 70 milhões de reais.





A demolição do prédio antigo, no terreno a ser instalado o museu teve inicio em 19 de janeiro de 2010 e já foi concluída, para dar inícios às obras. A inauguração do museu está prevista para o segundo semestre de 2012.


Por Daniela Pereira Almeida

Busca

    Visualizações da página

    Translate