quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inauguração do Memorial do 11 de Setembro - Nova York


No dia 15 de maio de 2014 foi inaugurado em Nova York (EUA) o memorial do 11 de Setembro de 2001, no local aonde ocorreram os ataques terroristas ao World Trade Center.

O National Semptember 11 Memorial Museum foi projetado pelo escritório norueguês Snohetta e concebido como "uma ponte entre dois mundos". A arquitetura apresenta um volume levemente inclinado, propiciando o acesso coberto às galerias subterrâneas aonde estão as fundações das Torres Gêmeas. O projeto também possuí duas colunas estruturais oriundas das torres originais, que podem ser vistas do lado de fora do memorial através da fachada translúcida.

Além do edifício, foi elaborada também uma Praça Memorial - "Marco Zero". As fachadas do edifício apresentam elementos reflexivos, vidros, linhas horizontais, desenhadas a fim de incentivar as pessoas a tocarem no edifício.

Com sistemas de reuso de água, iluminação e ventilação natural, a expectativa é que o espaço receba a certificação ecoeficiente LEED Ouro, concedida pela Green Building Cuoncill. 

Abaixo algumas imagens do Museu Memorial:

Vista do volume do Memorial
volume levemente inclinado (à esquerda)
Vista externa do Memorial e Praça "Marco Zero"
Detalhe de uma das fachadas - material reflexivo
Vista das colunas estruturais oriundas das torres originais
Vista interna do Memorial - pavimento térreo
Vista das escadas que dão acesso ao subsolo


Por Carla Bernardes

Busca

    Visualizações da página

    Translate