terça-feira, 29 de outubro de 2013

Livro "NO CENTRO DO PROBLEMA ARQUITETÔNICO NACIONAL"

Lançamento do livro "NO CENTRO DO PROBLEMA ARQUITETÔNICO NACIONAL - a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira" de Marcelo Silveira, William Bittar, da editora Rio Book's.

Dia: 04 de Novembro / segunda - feira, a partir das 19 hors
Local: Books Livraria - Praia de Botafogo,316 (Espaço Itaú de Cinema)



Por Carla Bernardes

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Site do Parque Museu Mariano Procópio

Está no ar o site do Parque do Museu Mariano Procópio, apresentando diversas informações como localização, histórico e programação de atividades realizadas no parque como Oficinas Temáticas, Clube Ecológico, Música no Parque, Clube da Caminhada e Visitas Guiadas. O site também conta com uma extensa galeria de fotos do parque e da fauna e flora local.



Por Giulia Drumond

sábado, 26 de outubro de 2013

Residência Unifamiliar - Projeto Arquitetônico II

Os trabalhos a seguir foram realizados pelos alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico II, ministrada pelo Professor Antônio Agenor Barbosa. Disciplina esta pertencente ao currículo do segundo semestre letivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os alunos - que concluíram o segundo período em 05 de setembro de 2013 -  tiveram que projetar uma Residência Unifamiliar que atendesse a um Programa de Necessidades elaborado entre os alunos e o Professor.

Nesta disciplina todos os desenhos são feitos à mão, sendo proibido a utilização de qualquer auxílio do computador.
O objetivo é que os alunos de Arquitetura e Urbanismo não percam completamente a relação entre o lápis e o papel. Apesar de que não se deve excluir a tecnologia que nos é de grande auxílio e que posteriormente estes alunos estarão utilizando.

Maquetes e Desenhos:

Imagens concedidas pela monitora de PAII Paula Esteves


Aluna Gardenia Mendes - esc:1/75

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livro - Cobogó de Pernambuco

O Cobogó é um elemento muito usado na arquitetura com a função de proporcionar privacidade ao interior da edificação, sem comprometer o conforto através da luminosidade e da ventilação. O nome vem das iniciais dos engenheiros que o criaram: Coimbra, Boeckmann e is. Invenção pernambucana, amplamente utilizado em todo o país (principalmente na arquitetura moderna), o cobogó acabou se tornando um símbolo da arquitetura nacional.


Inicialmente eram fabricados de cimento, posteriormente, foram aperfeiçoadas e fabricados em argila, cerâmica, resina, acrílico, vidro, e outros materiais, dando um aspecto mais luxuoso à peça, que atualmente possui diversos modelos no mercado para todo tipo de gosto.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Palestra: "ARQUITETURA ART DÉCO - JUIZ DE FORA

Estão todos convidados para a palestra a ser realizada no dia 23 de Outubro (Quarta - Feira) às 8:15h da manhã pelo Arquiteto Antônio Carlos Duarte - ARQUITETURA ART DÉCO - JUIZ DE FORA.
 
 
 
LOCAL:
Edifício Itamar Franco (Faculdade de Engenharia) 3° andar, sala 5305
ORGANIZAÇÃO:
Professor Antônio Agenor Barbosa
Monitora Paula Iunes Salles Esteves 
 
Por Carla Bernardes


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"A imagem como manifestação"

Dia 17 de outubro (quinta-feira) às 10 horas será realizada uma "mesa redonda" com o seguinte tema "A imagem como manifestação".
Com iniciativa da Coletivo Sismos (Socius, Imagens, Movimentos), a mesa será composta por:

Marcelo Yuka (Músico).
Fernanda Bruno (ECO-UFRJ)
Julia Mariano (Mídia Ninja)
André Videira ( UFRRJ)


Local do evento: IFCS - UFRJ/Largo de São Francisco número 1, sala 109 - Centro - RJ

Organização: Eliska Altmann, Emílio Domingos, Marco Antonio Gonçalves, Tatiana Bacal


Por Carla Bernardes 

sábado, 12 de outubro de 2013

Bologna, Bologna

Leitores, eu, Jéssica Rossone, integrante da equipe editorial até agosto deste ano, agora resido em Bologna, Itália. Estou aqui pelo Programa Ciência Sem Fronteiras e permaneço até agosto de 2014. Durante este período, farei do Thau do Blog um espaço de intercâmbio, direcionando os olhares de acordo com a temática sempre abordada aqui.



Duas Torres, Piazza Ravegnana, Bologna, Itália.

Em foco hoje os mais variados temas e subtemas sobre mobilidade urbana, tecnologia, sustentabilidade, arquitetura paramétrica e por aí vai. Mas apresento aqui um pouco de tradição e continuidade.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nova TAG para o blog e a Apresentação do TFG da aluna Tássia Helena Chagas Faria - Residência Estudantil para a UFJF

A partir de hoje teremos no blog uma nova TAG com os trabalhos realizados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Serão apresentados além dos projetos de TFG, trabalhos de diversas disciplinas do curso. Em caso de dúvidas ou contato, comentem aqui ou na página do blog no facebook.

No final do semestre (setembro/2013) foi apresentado para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, o TFG (Trabalho Final de Graduação) da aluna Tássia Helena Chagas Faria, sob orientação do professor Antônio Agenor Barbosa.

Segundo Tássia, a escolha pelo tema se deu a partir de uma experiência pessoal, quando a aluna fez um intercâmbio fora do país e morou em uma residência estudantil. Vivendo em um país diferente, com pessoas de diversas culturas, ela percebeu que o espaço destinado à residência estudantil precisava de maior estudo devido as percepções que os alunos que ali viviam tinham em relação ao local, como ambientes impessoais, espaços mal elaborados e dificuldade de adaptação.

A proposta da aluna com uma residência estudantil para a Universidade Federal de Juiz de Fora consistia em aumentar o número de vagas e proporcionar um local de maior identificação dos alunos que vem estudar na UFJF.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

APTEK Bar

Ao pesquisar temas interessantes para o blog (e hoje em dia se acha praticamente qualquer coisa na internet) achei uma curiosidade: uma empresa russa em parceria com uma designer, a Dopludo Collective e Lesha Galkin, criou um bar em São Peterburgo a partir de peças de madeira que se encaixam, e o mais curioso é que é possível fazer o download desses módulos e montar sua própria mesa ou cadeira.

No site: http://www.behance.net/gallery/APTEK-Bar/7649313 é possível fazer o download do projeto e entender como funciona o processo de montagem através fotos e vídeos explicativos. Outro fator interessante é que qualquer um pode contratar um marceneiro ou fazer sozinho, mudar o material, as cores e texturas criando assim novos protótipos.

Acho a ideia desse projeto bem legal, uma forma de divulgar o trabalho mundialmente e de tornar um bom design acessível.

Nesse link você confere outros projetos da Dopludo Collective: http://dopludo.com/678/gallery


Abaixo imagens do APTEK Bar: 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cursos - "Arquitetura Contemporânea como Expressão Artística do Séc.XXI: digressões e aproximações por analogias

Cursos de "Arquitetura Contemporânea como Expressão Artística do século XXI: digressões e aproximações por analogias", serão oferecidos aos graduandos de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e demais interessados.

A realização é do Grupo de Educação Tutorial da Arquitetura - GET - com coordenação da Prof, Dra. Raquel Braga.
 
 
Ementa: "Conceitos e contextos que norteiam a arquitetura contemporânea ocidental no século XXI. Conceitos e contextos que norteiam a arquitetura contemporânea no Brasil e, mais especificamente em Minas gerais e em Juiz de Fora." GET Arquitetura UFJF
 
Para informações acerca do programa, horários e disponibilidade de vagas, acesse a página do GET no facebook: https://www.facebook.com/pages/GET-Arquitetura-UFJF/402212596494923
 
 
Por Carla Bernardes

sábado, 5 de outubro de 2013

Palestra "Walkscapes - o caminhar como prática estética"

Dia 10 de Outubro será realizada a palestra "Walkscapes - o caminhar como prática estética", ministrada por Francesco Careri, em seguida haverá o lançamento de seu livro (editora GG).

 
A palestra que será baseada no Livro de Fracesco Careri, abordará questões como o andar pode ser um ato cognitivo e criativo capaz de transformar simbólica e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. Além disso, o autor esclarece como o ato de caminhar desenvolve a arquitetura e a paisagem.
 
Local: Auditório FB8/Ed. da amizade, ala frings, oitavo andar  - PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
 
Organização: Departamento de Artes e Design
Programa de Pós - Graduação em Arquitetura
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Instituto de estudo avançados em humanidades
PUC - RIO
 
 
Por Carla Bernardes

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Documentário Velho Recife Novo

A cidade de Recife, Pernambuco, vem sendo estudada e discutida por vários profissionais, principalmente da arquitetura e urbanismo nos últimos anos. A cidade passou por diversos planos urbanísticos e vem sofrendo operações urbanas que tem modificando muito o panorama da cidade, interferindo em espaços públicos e áreas de lazer coletivo.

Recife atualmente

A partir dessa temática foi realizado um documentário que reuniu oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) que discutem sobre a atual situação da cidade de Recife, debatendo sobre o crescimento que a cidade vem apresentando e a relação da sociedade e do Estado com os espaços públicos.

É abordado o desde o início do pensamento do espaço público e da sua relevância, até a forma como a sociedade atual valoriza mais os espaços privados, como casas, condomínios e shoppings e vê a rua como um mero espaço de circulação.

A dificuldade de agir e pensar coletivamente gera soluções feitas de improviso e pontuais, sem um pensamento urbanístico holístico. A separação das atividades de acordo com as classes sociais altera o uso dos espaços públicos e esses hábitos na cidade têm enormes consequências.

Na questão de mobilidade urbana, Recife tem propostas para que seu cenário seja modificado pelo uso de passarelas e viadutos, o que segundo estudos continuaria sendo ineficiente para o transporte na cidade, que deveria adotar, assim como a grande maioria dos centros urbanos que passam por problemas de mobilidade, a priorização do transporte coletivo.

Aborda-se também o fato da verticalização excessiva sem um estudo mais aprofundado dos investidores, pensando em como qualquer edifício interfere no espaço público e na paisagem urbana. No caso de Recife isso é ainda mais grave, já que a cidade tem mais de 400 anos, sendo umas das mais antigas do país com grande acervo histórico – arquitetônico, e que apesar de se desenvolver e crescer como qualquer cidade é necessário manter a identidade e memória, e é preciso que se mantenha o dinamismo com os centros históricos. 


Verticalização na cidade de Recife

Para assistir ao documentário, acesse o link: http://vimeo.com/40913933

Por Giulia Drumond

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

3° Seminário ibero - americano "ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO"


Entre 12 e 14 de Novembro acontecerá em Belo Horizonte - MG o terceiro Seminário ibero - americano "Arquitetura e Documentação".
 
Seminário de caráter técnico científico, que tem como público alvo a comunidade profissional e acadêmica interessada na preservação do patrimônio, na história da arquitetura e do urbanismo e na arquivística.


 
O Seminário será constituído de:
 - Conferências Magistrais proferidas por convidados nacionais e estrangeiros
 - Mesas Redondas sobre aspectos temáticos, para ampliar o debate
- Comunicações  - será feita chamada de comunicações, que contemplarão os temas desenvolvidos na conferência.
 
Será estruturado a partir de Eixos Temáticos:
 - Eixo temático 1 - A preservação documental: o desafio dos arquivos de arquitetura.
- Eixo temático 2 - Arquitetura e Documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo.
- Eixo temático 3 - Técnicas construtivas e documentação.
 
Coordenação Geral: Prof.Dr. Leonardo Barci Castriota (UFMG)
Coordenação Executiva: Bibliotecária Carla Viviane da Silva Angelo (IEDS)
 
Para mais informações acesse: http://www.forumpatrimonio.com.br/2013/
 
 
Por Carla Bernardes
 

 
 

 
 
 
 
 


Busca

    Visualizações da página

    Translate