terça-feira, 26 de abril de 2011

EREA Vila Velha 2011

      A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, FeNEA, é a entidade que representa os estudantes de arquitetura e urbanismo, a fim de lutar pelos seus interesses e ensino de qualidade. Seus principais projetos são: Bússula, Caravanas, CICAU, Panorama, EMAU, SENEMAU, SERES, Concurso de Idéias e Encontros. 
     A FeNEA  se organiza em 6 regionais: Centro, Norte, Nordeste, Sul, São Paulo, e Leste. A regional Leste representa escolas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
     Os Encontros (EREA, Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, e ENEA, Encontro Nacional) são o projeto mais conhecido da FeNEA. Neles são abordados temas relativos a arquitetura e urbanismo e tem como objetivo a troca de experiências e debate entre os estudantes de várias partes do Brasil, com diferentes culturas e realidades. Eles são organizados pela COMORG, Comissão Organizadora, constituída por estudantes da cidade sede. 
A programação dos encontros abrange oficinas, visitas guiadas pela cidade, workshops, palestras, plenárias, grupos de discussão, os Conselhos de Entidades Estudantis, o CICAU, atividades culturais, entre outros. Este ano ocorreu o XIV EREA Leste, em Vila Velha, Espírito Santo, do dia 20 a 24 de abril. O tema principal foi Bricolagem Urbana.

CodigoFonte.com.br

A bricolagem não busca uma unidade, age de forma fragmentária através de idas e vindas de uma atividade não planejada. É feita com o material e o tempo que se tem, em constante mudança sem nunca terminar. No âmbito urbano seria o processo de construção da cidade sem projeto, com sobreposição de ações não planejadas da própria população que habita a cidade.
No dia 21 foi discutido em palestra e mesa de discussão os critérios de elaboração dos planos diretores urbanos. No dia 22 foi discutido a questão de lotes vagos e um projeto que visa transformar lotes privados em espaços públicos temporários de uso coletivo. E no dia 23 foi discutido o tema de intervenção artística no espaço urbano. 

                           Mesa de discussão entre os participantes

As oficinas, ministradas pelos próprios alunos apoios do encontro, tiveram temas variados, como reaproveitamentos de materiais para construção de novos objetos, consciência ecológica, conhecer a cidade de Vila Velha, entre outros. Ao final de todos os dias tinha o Evento Cultural, com música ao vivo e DJ, promovendo a interação entre os estudantes, que durava até o dia seguinte.

                     Banda ao vivo em eventos culturais

Já o último dia foi reservado para a plenária final e atividades livres. É durante a plenária final que se deliberam ações importantes para a atual e futura gestão da regional Leste, onde todos têm direito a voz, mas apenas os estudantes da regional Leste tem direito a voto. É também na plenária final, com voto de todos os presentes que se vota na cidade que será sede do próximo EREA. No último domingo (24) foi votado que o próximo encontro será em Ibitipoca, organizado pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo  da UFJF e do CES.
                              Cartaz de divulgação do EREA Ibitipoca  2012 

Para quem quiser saber mais:

Fontes:
www.fenea.org
www.ereavilavelha2011.com.br 

Fotos: acervo pessoal e site oficial do encontro (www.ereavilavelha2011.com.br )
Por Daniela Pereira Almeida

sábado, 16 de abril de 2011

MIES ARCH – European Union Prize 2011


Dentre as premiações de maior prestígio e importância da arquitetura internacional está o prêmio Mies van der Rohe, entregue pela União Europeia e a Fundação Mies van der Rohe, que desde de 1987 promove projetos europeus de arquitetura. O evento ocorre bienalmente, e o ganhador de 2011 acaba de ser divulgado: foi o arquiteto britânico David Chipperfield, premiado pela reabilitação do Neues Museum de Berlim. Originalmente projetado por Friedrich August Stüler, o Neues Museum foi construído em meados do século 19 e, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu graves danos e foi parcialmente destruído.
A sua reconstrução iniciou-se em 2003, de acordo com projeto de Chipperfield, que combinou as novas intervenções com os elementos originais do edifício, como por exemplo, buracos de balas do tempo da guerra na fachada do prédio. A estrutura pré-existente e os materiais originais foram mantidos e diferenciados dos elementos novos. A obra terminou seis anos mais tarde, e o trabalho de Chipperfield foi reconhecido e admirado. “Poucas vezes um arquiteto e um cliente conseguiram realizar uma tarefa com tanta relevância histórica e tão complexa; especialmente ao reunir conservação e nova construção. É uma demonstração exemplar do que pode conseguir a colaboração no contexto da prática arquitetônica europeia contemporânea”, declarou Mohsen Mostafavi, presidente da comissão julgadora. A obra de David Chipperfield é um testemunho muito importante de como a arquitetura contemporânea contribui para a re-utilização da nossa herança, introduzindo novos elementos arquitetônicos pensados na funcionalidade museológica do espaço.
Vale a pena conferir o vídeo com narração de David Chipperfield (em inglês), com imagens do museu, atuais e do pós-guerra: www.miesarch.com
Site oficial da Fundação: www.miesarch.com
Página do arquiteto: www.davidchipperfield.co.uk
Veja alguma imagens do Neues Museum:
© Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects

© Jörg von Bruchhausen

© Staatliche Museen zu Berlin, photo by Achim Kleuker

© Stiftung Preussischer Kulturbesitz-David Chipperfield Architects, photographer Ute Zscharnt

Por Camila Fonseca Pinheiro


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aviso aos navegantes !

O que tem por aí na web sobre Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo?

Thau I
Thau II
Thau III
Thau IV
Thau V

O que é o Thau do Blog?

Sejam bem vindos ao Thau do Blog

     Este Blog tem como objetivo principal lançar um olhar crítico e informativo sobre temas relacionados à história e à teoria da arquitetura e do urbanismo em qualquer época e em qualquer lugar. Serão publicadas resenhas, entrevistas, curiosidades sobre arquitetura, articulistas serão convidados para tratar sobre diversos assuntos além da publicação de artigos desenvolvidos pela equipe editorial.
     Trata-se de um Projeto vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), situada no Estado de Minas Gerais (Brasil) e que conta com o apoio da Pro-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFJF. O Thau do Blog é um projeto que foi idealizado e é coordenado pelo Professor Antônio Agenor Barbosa e que conta com uma equipe de três bolsistas, todos alunos regularmente matriculados no curso de arquitetura  e urbanismo da UFJF, selecionados em edital público amplamente divulgado nos diversos setores da UFJF.
    
EQUIPE EDITORIAL:

Antônio Agenor Barbosa: Professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, é o docente representante da área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Colegiado do curso e ministra as disciplinas de Evolução da Arquitetura e do Urbanismo II e Projeto de Arquitetura e Urbanismo II. 

Camila Fonseca Pinheiro: é aluna do quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e pesquisa sobre patrimônio histórico e material. Tem como áreas de interesse fotografia, música, cinema e design de interiores.

Daniela Pereira Almeida: é aluna do quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e pesquisa sobre arquitetura brasileira. Suas áreas de interesse são artesanato, fotografia e viagem.

Vitor Wilson Fransisco Coelho Silva: é aluno do quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e pesquisa sobre sustentabilidade e projetos. Interessa-se por música, cinema, economia, geopolítica, cultura internacional e novas tecnologias.

     Entre em contato conosco (pelo e-mail: "othaudoblog@gmail.com"), envie a sua colaboração e divulgue este Thau do Blog na sua rede de amigos e demais interessados nos temas que vamos tratar por aqui. Até breve!

Busca

    Visualizações da página

    Translate